Técnicas Utilizadas

Além das técnicas básicas da Quiropraxia, do currículo da universidade Feevale, utilizo também as técnicas de liberação muscular, liberação de fáscia e trigger points descritas abaixo:

 

DRY NEEDLING (Agulhamento Seco)

Tratamento da Síndrome da Dor Miofascial e Trigger points com agulhas, podendo ser profundo ou superficial, sem uso de medicamentos, com bases fisioloógicas na medicina ocidental, diferente da Acupuntura, que é oriental.

 

ART (Active Release Technique)

A.R.T. é uma técnica que trata problemas em músculos, tendões, ligamentos, fáscia e nervos através da liberação ativa dos tecidos moles. Dores de cabeça, dor lombar, ciática, fasceíte plantar, problemas de ombros e joelhos, tendinopatias, são alguns dos problemas que podem ser tratados com A.R.T. Estas condições tem em comum o fato de serem um resultado de músculos sobrecarregados. 

 

FAKTR (Functional Kinetic Treatment with Rehab)

FAKTR é um conceito, não uma técnica. Foi criado por dois quiropraxistas americanos, Tom Hyde e Greg Doerr. Entende-se por “Functional and Kinetic Treatment with Rehab” (Tratamento Funcional e Cinético com Reabilitação).

O tratamento incorpora várias técnicas ao conceito que inclui função e tratamento da cadeia cinética enquanto utilizam-se várias formas de reabilitação ao mesmo tempo. Também é incorporado o tratamento na posição de provocação (na qual se sente dor, perda de amplitude de movimento, tensão na fáscia/tecidos moles) e durante movimento. FAKTR incorpora todas as variações acima para avaliar e tratar condições nos tecidos moles e fáscia. Estes conceitos são rápidos de serem aplicados, fáceis de entender e produzem resultados rápidos.

 

KT (Kinesio Taping)

Além do ajuste das subluxações, para remover restrições e dor aguda, adicionar um método para o alívio da dor remanescente e melhora na amplitude de movimento, às vezes, torna-se necessário.

Estratégias usadas para melhorar mobilidade, reduzir dor e aumentar força precisam ser combinadas com treinamento de estabilidade dinâmica. Taping é um complemento útil nestes processos e tem a vantagem de durar além do contato paciente-terapeuta, estendendo a duração do estímulo terapêutico (MORRISEY, 2000).

Kinesio Tex® Tape é uma bandagem elástica, à base de polímero elástico envolvido em fibra de algodão. Não há látex na fita. Foi projetada para imitar as propriedades da pele humana em sua espessura e assim limitar a percepção do corpo de peso e evitar estímulos sensoriais, quando propriamente aplicada, fazendo com que o paciente não perceba que há uma fita sobre sua pele após 10 minutos da aplicação desta. O polímero elástico presente na fita permite que ela estique por até 55/60% do seu comprimento. O tipo de aplicação é que define a tensão a ser usada. O adesivo acrílico em padrão de onda imita as qualidades da impressão digital, não somente auxiliando na elevação na pele, como também permitindo a existência de zonas onde a umidade pode escapar e assim, evaporar, permitindo que a fita seque rapidamente (KASE; WALLIS, 2003).

Em estudo de caso com Kinesio Taping em ombro de nadadora, com síndrome do impacto do ombro, a paciente sentiu que houve melhora notável, de um ponto de vista subjetivo, dois dias após o tratamento (GARCÍA; RODRÍGUEZ; HERRERO, 2010).

Melhora na amplitude de movimento sem dor também foi resultado de um estudo realizado em jogador de Rugby após queda com deslocamento da articulação acrômio-clavicular (MORRISSEY, 2000) e em tratamento com Kinesio Taping em dor miofascial no ombro de uma nadadora, com diagnóstico prévio de patologia no manguito rotador, foi observada melhora na amplitude de movimento, após o tratamento (GARCÍA; RODRÍGUEZ; HERRERO, 2010). 

 

Nimmo (Receptor Tonus Technique)

Nimmo é uma técnica que utiliza compressão isquêmica para a liberação de trigger points, ou pontos gatilho, que são regiões na musculatura que apresentam grande acúmulo de substâncias irritantes aos nervos, que produzem e perpetuam a dor. Devido ao acumúlo dessas substâncias nocivas, há uma menor circulação de sangue na região. A técnica é feita com uma pressão de 5 a 7 segundos sobre esses pontos, de acordo com o limite de dor do paciente.
 
 

ICSSD (International Chiropractic Sports Science Diploma)

ICSSD é um programa de pós-graduação de seminários combinados com ensino a distância. Envolve alguns dos melhores palestrantes em quiropraxia esportiva do mundo. Este programa visa um padrão mínimo de conhecimento teórico e prático da educação em quiropraxia esportiva para quiropraxistas que queiram desenvolver competência especial no campo da quiropraxia esportiva e serem qualificados a servir o time da FICS (Federação Internacional de Quiropraxia Esportiva) em jogos e eventos nacionais e internacionais.

 

Contato

Vênus Centro de Beleza
Rua Tiradentes, 153 Centro
Campo Bom - RS


(51)8171-9989

He'e Nalu - Centro Terapêutico

Rua Manoel Moita, 166
Cassino
Rio Grande - RS

whatsapp: (51)81719989

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!